cachoeira da reserva
cânion índios coroados
cânion fortaleza
cânion itaimbezinho

ATRATIVOS

venha desfrutar das belezas de Cambará do Sul

A CIDADE

CAMBARÁ DO SUL
Uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul, com pouco mais de 6mil habitantes, Cambará é a Capital do Mel, terra dos Cânions.
Os dias mais frios e secos te deixam uma vista limpa e  mais ampla das grandes fendas dos cânions, proporcionando uma vista maravilhosa e digna de contemplação. Nos dias de tempo mais limpo, no Cânion Fortaleza, é possível avistar Torres no litoral gaúcho.  Em dias mais quentes e húmidos , os cânions  parecem fazer suspense entre as nuvens. Mas independente da estação a vista na borda dos cânions são para se maravilhar, é de se encher os olhos e transbordar a alma. 
Cada qual com suas paisagens, quedas d`água e fendas de beleza ìmpar.
No verão, com nuvens que parecem formar um tapete entre as fendas dos paredões, que te fazem acreditar que é possível andar sob elas.
População:  6.431
Àrea territorial: 1.209km2
Altitude: 980m
Distância da capital: 193km

CENTRO CULTURAL
O Centro Cultural Dr. Bornéo fica em frente a Praça São José e atualmente em seu  prédio funcionam a Secretaria de Turismo, Centro de Informações , Biblioteca, Museu Irmã Tarcila Afonso e mostra de artesanatos. 
Abre diariamente das 8h às 18h.
A Casa foi construida em 1935, seus primeiros moradores foram da Famìlia V`oges. O local já funcionou como escola, oensão, clube, bar, prefeitura e câmara de vereadores Em dezembro de 1998 o prédio foi revitalizado e transformado em Centro Cultural.

 

SEQUOIA LUNAR
300 sementes foram enviadas a lua, sob posse de Stuart Roosa, entre 31/01 e 09/02/1971, tempo que durou a expedição. Três destas estão no Brasil, sendo que duas no estado do Rio Grande do Sul.
A de Cambará do Sul é a 76º árvore lunar mapeada no mundo.
Um jornal impresso pela prefeitura, em dezembro de 1982, descreve que  em 26 de setembro de 1982 foi realizado o plantio de uma muda de sequoia das sementes da expedição a lua; e que foi dada pelo delegado do INstituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal - IBDF (atual IBAMA). 
Supostamente foi dada a pedido do então prefeitoda cidade e amigo pessoal do delegado, Pedro Constatntino

 

IGREJA MATRIZ
Localizada no centro da cidade, com arquitetura no estilo barroco. Pinturas no interior feitaspelo assessor pessoal do ilustre Aldo Locatelli.
No altar, a beleza se da pelas imaens do Monte Calvário, São José, Virgem Maria e Nossa Senhora do Rosário.
A torre da matriz tem 32m de altura e a contrução da igreja foi iniciada em 1945 e concluída em 1947.

CÂNION FORTALEZA

Está situado a 23km do cento de Cambará do Sul, no Parque Nacional da Serra Geral, com acesso pela CS - 423.
O nome deve-se a configuração do terreno, trabalhado de tal forma que lembra as muralhas de um forte. Suas escarpas atingem, em alguns lugares, 900m de altura  e a sua vegetação verde escura que se agarra as rochas ao fundo  é constituida de colossais folhas  de Gunnera Manicata e são comunmente chamadas de "abóbora do diabo" ou urtigão, que chegam a medir 1,50m de diâmetro.
A cachoeira do Tigre Preto forma a mais bela queda d`água do conjunto de cascatas e se pode ver num ângulo muito singular. As pedras permitem que se vá até o meio das águas, podendo ter a dimensão da cachoeira vista de cima.
A cachoeira é formada pelo arroio do segredo e sua queda tem 250m
O PNSG abre diariamente e não possui infraestrutura.
Extensão: 7,5km
Profundidade: 1240m
Largura máxima: 2km
Nível do mar: 1112m acima

TRILHA DO MIRANTE
4km
2h
observa-se 95% do cânion, parte do litoral gaúcho e da planície catarinense

TRILHA DA PEDRA DO SEGREDO
3km
2h
Na metade da trilha é possível ver a Cachoeira do Tigre Preto. A Pedra do Segredo é famosa pelo mistério de uma pedra de  5m de altura, apoiado numa base de 50cm e pesando 30ton.

TRILHA DA BORDA SUL
9km
6h
O percurso é realizado desde o mirante até a cachoeira do Tigre Preto. Se tem a visão total do cânion

CÂNION ITAIMBEZINHO

Está situado a 18km do cento de Cambará do Sul, no Parque Nacional Aparados da Serra, com acesso pela RS - 429. O cânion tem esse nome de origem indigena Tupi-Guarani ita significa pedra e ai be significa afiada.
O Rio Perdizes desce suas paredes rochosas para formar a cascata Véu de Noiva, com uma queda de 700m de altura, produzindo uma bruma antes de atingir o fundo do cânion.Outra queda encontrada entre os paredões é a das Andorinhas. 
Os tons cinzento amarelados, coloridos por lìquens que revestem os paredões. Sua formação rochosa existe a 130milhões de anos e é um dos maiores do Brasil. Sua extensão atinge 5800 metros e uma largura qu varia entre 200m e 600m.

Extensão: 5,8km
Profundidade máxima: 720m
Largura: 600m

TRILHA DO VERTICE
1,5km
1h

TRILHA DO COTOVELO
6km
3h
Os visitantes podem entrar na trilha até as 15:00

TRILHA DO RIO DO BOI
16km
8h

O parque abre de terça a domingo, das 8h às 18h

CÂNION ÍNDIOS COROADOS

Está situado a 28km do cento de Cambará do Sul, próximo ao Parque Nacional Aparados da Serra, com acesso pela RS - 429. A visitação pode ser feita sem guia, e possui uma trilha curta, levemente marcada na grama. 

Extensão: 1,5km

Profundidade máxima: 700m

30min. de caminhada

BALNEÁRIO NASSUCA

Acesso pela RS 020 em direção à Vila Ouro Verde, Distante 20 km da sede, o balneário é muito frequentado pelos locais.

Águas claras e com pedrinhas no fundo, próprio para banho, principalmente para os pequenos. Também possui local para churrasco.

PICO MONTENEGRO/ DESNÍVEL DOS RIOS/ CACHOEIRÃO DOS RODRIGUES

Um roteiro que passa em lugares de belezas naturais da região, que vão tirar suspiros!
O Pico Montenegro é o ponto mais alto do Rio Grande do Sul, com 1403m  de altitude em relação ao nivel do mar. Localizado junto ao Cânion Monte Negro, a 43km do centro da cidade.
Entre rochas e montanhas, dois rios correm paralelamente, separados por um monte, com um desnível de 18m O local oferece uma das mais belas vistas dos campos de cima da serra, a 33km do centro da cidde.
Um dos cenários da novela Global "O Profeta" o Cachoeirão dos Rodrigues nos presenteia com  sua queda de 28m, sucedida por várias quedas menores.

ROTA DAS CACHOEIRAS

A Rota das Cachoeiras é um passeio 4x4 com travessias de rios com o carro. Uma aventura sem igual passando por 3 pontos turístico da região e proporciona uma aventura do início ao fim.
Primeira parada: Cachoeira dos Venâncios
13km do trevo de Jaquirana, em estrada de terra. 4 quedas d`água  que podem ser vistas de perto por uma pequena trilha na mata.
Segunda parada: Passo do "S"
Uma travessia de rio 4x4. Formado pelo Rio Tainhas, o passo do s fica a 38km de Cambará do Sul, onde pode se presenciar o local por onde os tropeiros faziam a travessia de rio. Neste ponto o rio passa a correr sob um lajeado, com cerca de 80m de largura, onde é possível atravessa-lo. Mais a frente o lajeado se torna uma queda de 100m de altura, com uma beleza indescritível. O lajeado recebe esse nome por formar um "S" perfeito.
Terceira parada: Passo da Ilha
Divisa de Cambará do Sul e  São Francisco  de Paula, é uma ilha em meio ao rio, onde é possível acampar. Para chegar até a ilha os veículos ativam mais uma ve seu 4x4 em uma das partes mais profundas do rio.

TRILHAS
São caminhadas de nível leve em vales e leitos de rio.
Tá quente? Leva tua roupa de banho e aproveite os banhos nos lajeados e cachoeira!
O passeio leva em média 5h e tem um trajeto de 90km

CASCATA DOS VÊNANCIOS

Um belo lugar para passear e fazer  pic nic. Fica localizado aos fundos do Capão Penso, sobre o Rio Camisas.
Esta cachoeira está dividida em quatro quedas com suas águas cristalinas.

4km
2h
Cobrado R$15,00  por pessoa na entrada da fazenda.

ESTÂNCIA DA FELICIDADE

Localizada na Estância da Felicidade, a cachoeira é a atração turística mais próxima da cidade, à apenas 3km do centro.
Formada pelo Arroio Campo Bom, a 1º queda tem aproximadamente 4m e a 2º 15m de altura, terminando em um poço com 5m de profundidade.
3km 
1h
Cobrada entrada de R$30,00 por pessoa. Necessário pré agendamento.

DICAS E BOAS PRÁTICAS

Em todos os passeios é de grande importância que use roupas e sapatos adequados, confortáveis. Leve um lanche, água, muda de roupa extra, roupa de frio (conforme o horário e local que for realizado seu passeio, a temperatura oscila muito), passe protetor solar, independente da estação, repelente para mosquitos também é um item indispensável.

Lembre-se que  nos Parques Nacionais não é permitido:

- acampar;
- fazer fogueira;
- levar material biológico (fauna e flora);
- animais de estimação.

E que é sempre bom:

- recolher seu lixo;
- não fazer algazarra;
- não alimentar os animais silvestres;

 

Estrada da Reserva, 200

Cambará do Sul - RS, 95480-000

(54) 99930-0535

recantodolagopousada@hotmail.com

© 2020 por RecantodoLago.

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • TripAdvisor - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Spotify - Black Circle
pórtico

cidade